A CORTINA DA BABÁ EM OUTUBRO

O ESPETÁCULO DE TEATRO DE SOMBRAS PARA CRIANÇAS EM TEMPORADA GRATUITA NO ESPAÇO SOBREVENTO

O ESPAÇO SOBREVENTO apresenta o espetáculo A Cortina da Babá, baseado no texto da escritora inglesa Virginia Woolf, de 6 a 27 de outubro, sábados, 11h, com ENTRADA FRANCA. As reservas podem ser feitas pelo e-mail info@sobrevento.com.br. Haverá sessões para escolas públicas, durante a semana, mediante agendamento. A temporada faz parte do projeto O TEATRO ESQUECIDO NAS COISAS GUARDADAS, realizado pela 31a. edição do PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO TEATRO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO.

Uma babá borda animais em uma cortina e acaba caindo no sono. As figuras bordadas ganham vida, brincam e tentam agradar uns aos outros, pois sentem pena por saberem que estão sob o encantamento da feiticeira – que é a própria babá. Ao acordar de seu cochilo, tudo volta ao normal: os animais congelam-se, de volta, no tecido e ela continua a costurar.

Sob orientação do renomado Liang Juhn, diretor da maior e mais importante Cia. de Teatro de Sombras da China, o grupo Sobrevento explora nessa peça a técnica de silhuetas multicoloridas, que ficou conhecida como sombra chinesa, além de técnicas ocidentais modernas e as tradicionais sombras de mão.

Reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros na área de teatro de animação, o grupo já apresentou o espetáculo por todo o Brasil e em festivais internacionais como o Famfest – Festival Internacional de Teatro Familiar, em Santiago do Chile; CASA - Latin American Theatre Festival, em Londres; e fez uma turnê pela China em 2017, em Hangzhou, Kunshan e Shanghai.



TEATRO PARA BEBÊS

A Secretaria Municipal de Educação apresenta o espetáculo BAILARINA para bebês, em 10 CEUs (Centro Educacionais Unificados), em outubro. As apresentações são direcionadas a estudantes e educadores da rede municipal pública de ensino. Em outubro, MEU JARDIM participa do Festival Bábkarská Bystrica, na Eslováquia, e do XXIII Festival Internacional Galicreques 2018, na Espanha. Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo.

A Casa de Cultura São Rafael apresenta o espetáculo BAILARINA, para bebês, no dia 27 de setembro, quinta, às 10h. Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.

O Sesc Jundiaí apresenta o espetáculo TERRA, para bebês, no dia 16 de outubro, terça, às 15h e às 19h. Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra. Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. Sandra Vargas, também atriz, apresenta-se na companhia de dois músicos, que tocam, ao vivo, violão (William Guedes, que responde pela direção musical e trilha composta especialmente para o espetáculo) e violoncelo (Denise Ferrari).