Eu tenho... - Fotos

Este lugar tem história. Tem muitas histórias. Tão bonitas e tão importantes quanto a sua.

"Nossa cidade nunca mais vai ser aquilo que já foi. Porém, se olharmos com carinho e com cuidado para estas coisas tão frágeis, ainda poderemos redescobrir a maravilha e nos surpreender: elas guardam a beleza e o encantamento de que tanto sentimos falta."

EU TENHO UMA HISTÓRIA toma como ponto de partida a exploração da linguagem do Teatro de Objetos, cruzando-a com a história da cidade. O SOBREVENTO se debruça sobre personagens ilustres, fatos curiosos e momentos marcantes na vida do povo do lugar. Os atores levantam relatos de jornais, coletam depoimentos, vasculham livros e revistas do passado. A partir deste material, são criadas cenas curtas - de 10 a 15 minutos de duração, cada uma realizada por um ator, que também desenvolve a dramaturgia. O objeto ocupa um lugar de destaque, garantindo qualidade poética à narrativa. Fugindo de um tom jornalístico, os atores procuram adotar uma relação de proximidade e delicadeza com o público. Muito além de apresentar fatos históricos, o SOBREVENTO quer mostrar os sonhos, as frustrações e a agitação das pessoas do lugar.

Cinco tendas circulares, cobertas com diferentes revestimentos, revelam o fino acabamento que caracteriza as montagens do grupo. As sessões acontecem seguida e simultaneamente, podendo durar até 3 horas, com pequenos intervalos, de acordo com o público presente - cada tenda abriga até 10 espectadores por sessão. Ao final de cada apresentação, os atores colam etiquetas nos espectadores, com os dizeres “EU TENHO UMA HISTÓRIA”. A ideia é lembrar que, assim como a cidade, cada um de nós tem uma história, todas elas bonitas e importantes. A intervenção já foi realizada em São Paulo (na região do Brás, onde o grupo mantém sua sede há seis anos) e em Maceió, a convite do FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos.

Desde 2010, o SOBREVENTO vem focando sua pesquisa no Teatro de Objetos - linguagem artística que propõe o uso de objetos prontos no lugar de bonecos construídos para a cena. O grupo vem trazendo ao Brasil os maiores nomes da área. Explorou as possibilidades e limitações do Teatro de Objetos, confundindo fronteiras, rasgando rótulos, criando encontros artísticos intensos e raros a cada montagem. O SOBREVENTO quer dos objetos a intimidade, a verdade, a delicadeza e busca revelar, por meio deles, a beleza e a poesia que podem nascer de coisas simples e cotidianas e a pureza e a humanidade que estas coisas podem despertar em nós.